Blog - Saga Consórcios

“O custo de um consórcio é menor que o do financiamento”, revela especialista

15/04/2021


Vira e mexe, volta a dúvida nos grandes portais de notícias sobre qual a melhor modalidade para se adquirir um veículo: financiamento ou consórcio.

Desta vez, quem respondeu a esta dúvida do público que tem em mira a aquisição de um carro foi o portal UOL, que ouviu, entre outros, o especialista Antônio Jorge Martins, coordenador de cursos automotivos da Fundação Getúlio Vargas.

Sem rodeios, Martins atestou: “o custo de um consórcio é menor que o do financiamento”.

Vale lembrar que neste modelo do consórcio, vários compradores se unem e pagam, mensalmente, as parcelas necessárias para a compra de um bem de interesse comum. Mês a mês, pessoas desse grupo recebem a carta de crédito para compra daquele bem.

Para eleger quem recebe a carta do carro, são promovidos sorteios e reuniões para lances, que é quando alguém adianta consideravelmente a quantia devida para quitar o bem. 

Outra especialista, Cláudia Yoshinaga, coordenadora dos centros de estudos em finanças da FGV, destaca outra faceta interessante do consórcio, que é a de que ele, do ponto de vista das finanças comportamentais, funciona porque não é uma dívida no sentido tradicional.

Ela explica que o consórcio também pode ser uma boa alternativa para quem não tem autocontrole e disciplina de guardar dinheiro, mas consegue se comprometer bem em arcar com as parcelas do consórcio.

Cláudia Yoshinaga lista as vantagens do consórcio:

  • Parcelas menores e valor total mais baixo;


  • Não se trata, de cara, de uma dívida;


  • Há possibilidade de desistência e dinheiro de volta (com descontos/multas);


  • Possibilidade de parcelas mais baixas no início e mais altas somente após contemplação;


  • Não exige valor de entrada;


  • Não tem taxa de juros;


  • Indicado para quem tem pouco autocontrole na hora de guardar dinheiro.


Sem falar ainda na baixa burocracia presente nos consórcios, se comparada àquela clássica dos financiamentos. Para a participação num consórcio, não é exigida a comprovação de muitos documentos.

Na modalidade do consórcio, há a possibilidade ainda de se optar por uma parcela que caiba no seu orçamento, com prazo para pagamento bastante flexível. Isso graças ao caráter diversificado dos planos.

Alguma dúvida ainda, depois da palavra dos especialistas, de que, entre o consórcio e o financiamento, o primeiro é a melhor forma de investimento para quem quer ter um patrimônio sólido?

Agora que você já sabe que fazer um consórcio é bem melhor do que contrair um financiamento, conheça mais sobre essa modalidade de investimento conversando com um de nossos consultores.


Fale conosco
Loading...