Blog - Saga Consórcios

"O quê", "como" e "onde" do consórcio

26/08/2021

“O quê”, “como” e “onde” do consórcio

Embora o consórcio já tenha ajudado mais de oito milhões de brasileiros a conquistar sonhos como o da casa própria e o do carro da família, ainda há muita gente que desconhece por completo como funciona a modalidade.

Por isso, com o propósito de orientar essas pessoas, preparamos este artigo, que contempla três perguntas recorrentes sobre o consórcio: “o quê”, “como” e “onde”.

Portanto, se você é daqueles que possuem o sonho de construir um patrimônio, como esses mais de oito milhões de brasileiros fizeram, é importante se informar sobre o consórcio, para conhecê-lobem antes de adquirir a sua cota. Confira.

Consórcio: “o que é”?

Um consórcio nada mais é do que a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e números de cotas preestabelecidos, de modo a propiciar a seus integrantes a aquisição de bens, mediante autofinanciamento.

Esse grupo é controlado por uma empresa administradora do consórcio, responsável por viabilizar o funcionamento da modalidade, ao custo, para o consorciado, de uma taxa de administração.

A fim de viabilizar o bem dos sonhos do consorciado, a empresa administradora divide o valor do produto em várias parcelas de modo que a soma dessas parcelas pagas mensalmente permita a aquisição da casa, carro ou qualquer outro patrimônio.

Nesta modalidade, acontecem sorteios mensais que permitem aos consorciados serem contemplados para que adquiram a carta de crédito, possibilitando a compra do bem à vista.

Muitos consórcios, além de promoverem os sorteios, possibilitam aos participantes a oferta de lances antecipados, para quitação de certo número de prestações. Quem der o maior lance leva a carta de crédito.

Consórcio: “como” é vantajoso?

O consórcio de automóvel é vantajoso em vários aspectos, mas principalmente do ponto de vista financeiro.

Para se ter ideia, comparado ao financiamento de um carro, por exemplo, enquanto no consórcio o acréscimo de valor é apenas os 12% referentes à taxa de administração, no financiamento, esse percentual é, em média, de 33,5%, quase o triplo.

Portanto, à medida que no consórcio você pagaria 12% a mais sobre o valor do bem, no financiamento, por causa dos elevados juros, o percentual atinge onerosos 33,5%. Isso, no bolso, faz uma diferença enorme.

Consórcio para automóvel: “onde” encontro?

Gostou dessa modalidade que já garantiu a felicidade de mais de oito milhões de brasileiros? Quer conhecer mais sobre o consórcio?

Então marque uma visita ao Consórcio Saga, que é sinônimo de tradição, credibilidade e excelência, e converse com um dos nossos consultores. Agende aqui.

Fale conosco
Loading...