Blog - Saga Consórcios

3 dicas de como usar o seu 13º salário no consórcio

05/08/2021

3 dicas de como usar o seu 13º salário no consórcio

 

Com o segundo semestre já em curso e o final de ano se aproximando, é importante começar a pensar, desde já, sobre o que fazer com o 13º salário – um dinheiro que, sem dúvida, chega em boa hora a qualquer orçamento.

 

Entre as possibilidades de destinação do 13º salário, sempre estão o pagamento de dívidas, a compra de presentes para a família e o planejamento de uma viagem de descanso.

Estes talvez sejam os destinos mais comuns recebidos pelo sempre tão aguardado 13º salário. Mas há outros bem possíveis, como, por exemplo, a possibilidade de investir o salário extra de dezembro no consórcio.

Aqui, apresentaremos formas inteligentes e eficientes de se fazer isso, destacando todas as vantagens desse investimento na mais adequada modalidade de aquisição de bens – o consórcio. Veja!

1 - Para regularizar o consórcio

Como já registramos, é recorrente entre os brasileiros o uso do 13º salário para equacionamento de dívidas, o que vale, claro, para as dívidas com o consórcio.

Ou seja, quem está em atraso com as parcelas do consórcio, independentemente da razão que ocasionou a inadimplência, pode fazer uso desse salário extra de fim de ano para quitação dessas parcelas.

Assim, regulariza-se a situação e garante-se a continuidade dos benefícios do consórcio. Vale lembrar que o atraso das parcelas acarreta em prejuízo tanto para os que aguardam contemplação como os já contemplados.

Afinal, com as parcelas atrasadas, aqueles ainda não contemplados podem ter sua contemplação cancelada ou nem mesmo participar do sorteios enquanto perdurar o atraso. Sem falar no risco, ao consorciado inadimplente, de ser excluído do grupo, hipótese em que continuaria participando dos sorteios até ser contemplado, momento em que receberia de volta o dinheiro pago até a inadimplência.

Quanto a quem já foi contemplado, é fundamental que continue arcando com as parcelas, para, assim, não ser penalizado, o que só confirma que, com o 13º salário no bolso, procurar a administradora do consórcio para regularizar a situação é uma boa saída.

2 – Para antecipar parcelas

Se você está em dia com o consórcio, sem nenhum débito com a administradora, e já pensa no que fazer com o 13º salário, uma excelente oportunidade talvez seja usá-lo para antecipar as parcelas.

Para isso, porém, é fundamental que o consorciado ainda não contemplado verifique o contrato e as condições firmadas, para conferir as regras para antecipação. Quanto aos consorciados já contemplados, após isso, é possível fazê-lo em qualquer tempo.

Vale lembrar que a antecipação das parcelas é uma boa oportunidade de se reduzir ainda mais os custos de um consórcio – sem falar no alívio no orçamento mensal que o pagamento antecipado confere ao consorciado.

3 – Para dar lances

Por fim, nossa última dica de como usar o 13º salário no consórcio é a seguinte: se você ainda não foi contemplado e não quer depende tão somente da sorte para receber a carta de crédito, uma saída é utilizar seu 13º salário para dar um lance.

Dessa forma, você aumenta as suas chances de contemplação, abatendo, com o lance, os valores ainda abertos do consórcio. Se vencedor no lance, você adquire o direito de receber a carta de crédito antecipadamente, sem necessidade de sorteio.

Verifique, com antecedência, quais são as regras estabelecidas pela administradora do seu consórcio para definição do lance vencedor, pois isso varia de um consórcio para o outro.

Mas, de antemão, convenhamos, utilizar o 13º salário para dar um lance e, assim, ter chances de obter a carta de crédito anteriormente ao sorteio é ou não é uma ótima oportunidade? 

Quer saber mais detalhes sobre essas três formas de utilizar o 13º salário no consórcio ou mesmo descobrir novas possibilidades com o salário extra? Entre em contato com os consultores do Consórcio Saga por um destes canais. Eles estão prontos para te oferecer todas as informações.

Fale conosco
Loading...