Blog - Saga Consórcios

6 dicas estratégicas de orçamento para quem não gosta de fazer contas

29/03/2022


Quem pensa em conquistar seus objetivos precisa ter boas estratégias de orçamento que vão permitir economizar uma parte do seu dinheiro todo mês e não deixar acumular contas a pagar.

Uma regra básica e primordial é nunca comprometer mais de 30% da renda líquida com dívidas, incluindo os gastos essenciais como moradia e alimentação.

Se você não gosta de fazer contas e quer ter controle da sua vida financeira, é possível adotar alguns hábitos simples no dia a dia que vão permitir poupar dinheiro.

1 – Tente pagar tudo no mesmo dia

Se você não gosta de manter contas, uma boa forma de se livrar delas é tentar mudar o dia de vencimento das faturas fixas e deixar todas com a data para o mesmo dia.

A vantagem dessa iniciativa é que ao quitar tudo que você precisa logo que recebe o salário fica mais fácil saber quanto sobrou para passar o mês.

Já quando você quita uma conta em cada data, a chance de acabar usando o dinheiro em outras ocasiões e ficando sem dinheiro para alguma delas é maior. Pagar tudo no mesmo dia ajuda na sua organização financeira.

2 – Prefira pagar sempre em dinheiro

Outra forma de ficar longe das contas é dar preferência para pagar o que puder em dinheiro e à vista.

Com esse hábito, você ganha de duas formas. É muito mais fácil saber o que se está gastando com dinheiro em mãos do que com cartão de débito, por exemplo, e também te dá a chance de conseguir bons descontos, pois muitos estabelecimentos preferem essa forma de pagamento e oferecem valores menores para quem utiliza dinheiro.

Toda quantia economizada pode ser direcionada para poupar e investir em um projeto.

3 – Abandone o cartão de crédito

Um dos grandes vilões das contas é o cartão de crédito pela sua facilidade de parcelamento, sem precisar ter o dinheiro no momento da compra, usá-lo acaba sendo quase irresistível.

O problema é semelhante ao cartão de débito, mas com o agravante dos juros. Por você “não ver” o dinheiro, pode acabar gastando mais do que deveria, tendo que arcar com a taxa de juros mais alta do mercado.

Então se você não gosta de fazer dívidas, uma das suas estratégias de orçamento deve ser ficar longe do cartão de crédito e preferir sempre pagar em dinheiro, contando apenas com o valor que você possui no ato da compra.

4 – Estabeleça metas simples de economia

Para ajudar a poupar dinheiro, experimente colocar metas simples, mas eficientes, de quanto você deve guardar. Neste “desafio” você pode definir um valor anual e dividir a quantia por 12 para descobrir quanto você precisará guardar por mês para atingir seu objetivo no final do ano.

Com um foco claro em mente, vai ficar mais fácil você conseguir se manter na linha e economizar.

5 – Invista em um pé de meia

Imprevistos sempre podem acontecer e a melhor forma de não se ver cheio de contas altas para pagar nesses momentos é ter uma quantia reservada para emergências.

Dessa maneira, você não compromete seus investimentos e realização dos seus sonhos e evita dor de cabeça em uma ocasião de urgência.

Do valor da renda líquida, o ideal é que, pelo menos, 10% seja poupado por mês. Essa quantia pode variar de acordo com as condições de cada um. Por exemplo, quem mora com os pais e não precisa ter gastos com aluguel tem a oportunidade de aumentar a economia.

Esse valor também pode variar de acordo com o tempo que cada um deseja atingir seus objetivos, mas é importante que o valor de 10% seja o mínimo destinado a um investimento.

6 – Faça uma redução de gastos

Uma das estratégias de orçamento deve ser reduzir gastos desnecessários. Sempre é possível diminuir o consumo de luz, água, despesas com supermercado e lazer.

Isso além de ajudar a poupar mais dinheiro, também faz com que você use seu salário de forma mais consciente e permite investir em objetivos maiores, como continuar os estudos em uma faculdade ou comprar um carro.

Com as estratégias de orçamento acima é possível evitar as contas e ter mais controle da sua situação financeira. Com isso, é mais fácil poupar dinheiro e realizar os planos para o futuro.

Se você quer começar a investir ficando longe dos juros, o Consórcio Saga tem opções que cabem no seu bolso. Entre em contato com os nossos consultores por aqui ou dê um pulo em nossa sede no Consórcio Saga.

Fale conosco
Loading...