Blog - Saga Consórcios

7 perguntas e respostas sobre consórcio

28/12/2020

Você ainda não está certo de que o consórcio é uma ótima solução para você realizar o seu sonho? Tem dúvidas sobre a modalidade?

 Se a sua resposta for “sim” para as duas perguntas, saiba então que foi pensando em você que reunimos abaixo sete dúvidas constantes sobre consórcio, apresentando, claro, em seguida, as respostas.

 “Comprei um carro por financiamento e, por causa dos juros, paguei quase dois por um. Com o consórcio estou a salvo disso?”

 Esta é uma das grandes vantagens do consórcio: ao contrário do que ocorre em financiamentos, não há nesse a cobrança de juros. Na prática, isso significa que você não comprará, por exemplo, um carro a preço de dois. 

 É importante esclarecer que o único valor adicional arcado pelo consorciado é o da taxa fixa de administração, utilizada para o custeio das operações da administradora de consórcios.

 Juros, no entanto, definitivamente, não há!

 “Para começar a ‘brincar’ no consórcio, quanto preciso despender de entrada?”

 Nada! Se no financiamento o pagamento de um valor de entrada é quase sempre regra, no consórcio, esse investimento de largada não é solicitado.

 Dá, portanto, para começar a “brincar” no consórcio sem precisar dispor de importes mais significativos no ato da assinatura do contrato.

 “Não sou um poupador disciplinado. O consórcio é boa alternativa?”

 Sim! Para este perfil, dentre as opções disponíveis no mercado de investimentos, certamente o consórcio está entre as mais recomendadas.

 Isso porque o consórcio possibilita o que, no jargão popular, convencionou-se chamar de “poupança forçada” - termo que não é o mais apropriado para definir a característica do consórcio de instrumento de educação financeira ativa.

 Isto mesmo: com o consórcio, você se educa, mês a mês, a reservar parte do orçamento familiar, destinando-o a uma modalidade de compra que permitirá a aquisição de um bem ou de um serviço.

 “Consórcios são burocráticos como financiamentos?”

 No consórcio, a burocracia é mínima - a começar pelo fato de que a modalidade, diferentemente do financiamento, não exige avalistas para a tabulação do contrato. 

 Isto, efetivamente, deixa o processo muito mais simples, rápido, prático e, claro, menos constrangedor, já que a maratona em busca de avalistas é dispensável.

 “Como sei se a administradora do consórcio é de confiança?”

 Basta pesquisar e se atentar a alguns aspectos fundamentais para que você não se decepcione neste ponto. Aqui vão duas dicas práticas de como apurar a confiabilidade da administradora do consórcio:

 Primeiro, pesquise se a administradora está autorizada pelo Banco Central a operar - este é o órgão fiscalizador de todos os consórcios no país;

Veja se a empresa tem credibilidade e tradição no mercado de consórcios.

 “Tenho um filho que está a dois anos de entrar na universidade. Será que devo fazer um consórcio de carro para ele?”

 Esta prática é muito comum entre pais que desejam presentear filhos que estão próximos da maior idade ou do acesso à universidade.

 E é comum exatamente porque o consórcio é a melhor alternativa para quem quer se programar com antecedência e presentear o filho da forma menos onerosa ao próprio bolso.

 Portanto, sim, faça antecipadamente um consórcio de carro para o seu filho. Ele merece esse presente aos 18 anos - e as suas contas certamente preferirão esta modalidade equilibrada ao devorador de orçamentos - o financiamento.

 “Só existe consórcio de carro?”

 Não! Este é, no Brasil, disparado, o mais popular e convencional, com milhões de famílias brasileiras já tendo experimentado a aquisição do automóvel familiar por meio da modalidade do consórcio.

 No entanto, há vários outros tipos de consórcios - como, por exemplo, de motos, imóveis, embarcações náuticas e até serviços, que, neste caso, vão desde de festas de aniversário, casamentos e formaturas até viagens, cursos, intercâmbios, cirurgias estéticas e muito mais.

 E aí, ainda restam outras dúvidas? Entre em contato com os consultores do Consórcio Saga por um destes canais. Eles estão prontos para te oferecer todas as informações sobre consórcio e sobre a nossa gama de produtos.

Fale conosco
Loading...