Blog - Saga Consórcios

Consórcio é investimento

29/04/2020

Há no mercado uma equivocada impressão de que consórcio não é investimento, o que está fundamentado, rasamente, numa opinião de que a modalidade não confere rendimentos a quem o utiliza.

Essa opinião revela-se duplamente errada – Primeiramente porque, etimologicamente, investimento significa “o capital aplicado sob a expectativa de um benefício futuro” – realidade na qual o consórcio se enquadra por inteiro.

Em segundo lugar, a opinião é equivocada não mais por uma questão literal ou etimológica da palavra “investimento”, mas por aspecto prático acerca do consórcio, qual seja, a de que esta modalidade é um investimento que aproxima o seu investidor de bens materiais, objetos de desejo e sonhos.

Ou seja, o consórcio é sim um investimento e dos mais nobres, já que tem como benefício futuro, sonhos de vidas.

Para aumentar a sua compreensão quanto ao caráter de investimento do consórcio, listamos a seguir 5 argumentos que reforçam esta característica da modalidade que tanto cresce na preferência dos brasileiros quando o assunto é investimento.

1 – Não há cobrança de juros

Ao contrário do que acontece em financiamentos, o consórcio é isento da cobrança de juros – o que se manifesta aparentemente como benefício, mas, a bem da verdade, é simplesmente uma característica que reforça uma verdade: “consórcio é investimento”.

Registre-se: Consta nas parcelas do consórcio uma taxa de administração – bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra, como, por exemplo, o já conhecido financiamento.

2 – Poder de negociação

A carta de crédito no consórcio é uma expressão clara do caráter de investimento da modalidade.

Afinal, além do valor atualizado, a carta de crédito equivale a um meio de pagamento à vista em que é conferido ao investidor, em tese, um poder de negociação de descontos com o vendedor.

Com efeito, isso representaria uma economia bastante bem-vinda e, claro, a rentabilidade do investimento.

3 – Recebimento garantido

Aqui vai outra evidência de que consórcio é investimento: o direito do consorciado à carta de crédito está assegurado, que será contemplado tanto pelo sorteio, quanto pelo lance, durante as assembleias ordinárias de seu grupo, que inclusive, tem data de início e de término já pré-determinadas. 

Para os contemplados mais adiante, o poder de compra é mantido graças aos reajustes periódicos.

O reajuste do crédito, permitirá que os consorciados que forem contemplados a qualquer tempo, tenham o direito ao crédito atualizado, garantindo seu poder de compra. 

4 – Educação financeira estimulada

Investir requer dedicação e educação financeira, o que, convenhamos, nem todas as pessoas possuem.

E é aí então que o consórcio se revela uma modalidade de investimento completamente atraente a todos os estilos de investidores.

Ou seja, é o formato perfeito aos dois perfis – o dos que têm disciplina financeira, dedicação, e o dos que ainda a buscam – se possível com o apoio de uma modalidade que estimule o alcance dessa educação financeira.

Nenhum outro investimento tem esse poder de moldar uma educação financeira, a partir da formação de uma poupança cujos valores serão designados mensalmente à modalidade, proporcionando ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia.

5 – Não há valor de entrada

Para quem investe em consórcio, a ausência de entrada, tão presente em financiamentos, por exemplo, é uma vantagem preciosa que, no final das contas, se mostra como mais um atributo do caráter de investimento da modalidade.

Portanto, não há dúvida: adquirir uma cota de consórcio é o investimento ideal para concretizar um grande projeto de vida ou aumentar o patrimônio da forma mais segura e planejada possível.

E o melhor de tudo: além dos baixos custos e da burocracia quase inexistente, investe-se em consórcio sem necessidade de empenhar um valor de entrada.

Quer investimento que ofereça mais segurança, garantia e tranquilidade para a realização dos seus sonhos que o consórcio? Não há, definitivamente.

Descubra mais vantagens do consórcio: converse com um dos consultores do Consórcio Saga por aqui e faça o seu investimento hoje mesmo.

Fale conosco
Loading...