Blog - Saga Consórcios

Declaração de consórcio no Imposto de Renda: saiba como fazer corretamente

10/04/2023

Declarar corretamente os consórcios no Imposto de Renda é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal. 


Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer essa declaração, o que pode gerar confusão e até mesmo levar a erros.


Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para declarar o consórcio no Imposto de Renda corretamente.


Código de declaração


O primeiro passo é saber qual é o código correto para declarar o consórcio no Imposto de Renda. O código é o 95, referente a "Outros bens e direitos".


Situação em 31/12/2022


É importante verificar a situação do consórcio em 31/12/2022, ou seja, se ele foi contemplado ou não. Se o consórcio foi contemplado, o valor da carta de crédito deve ser declarado na ficha "Bens e Direitos", com o código correto e o valor atualizado. 


Se o consórcio não foi contemplado, basta declarar o valor já pago até essa data.



Situação em 31/12/2023


No ano seguinte, é necessário atualizar a declaração com a situação do consórcio em 31/12/2023. Se o consórcio foi contemplado, o valor declarado deve ser atualizado com o valor utilizado para a compra do bem. 


Se o consórcio não foi contemplado, basta manter o valor já declarado.


Consórcios contemplados e não contemplados


É importante ressaltar que a forma de declarar consórcios contemplados e não contemplados é diferente. No caso de consórcios contemplados, é preciso declarar a carta de crédito recebida e o valor utilizado para a compra do bem.


Já nos consórcios não contemplados, é preciso declarar apenas o valor já pago até a data da declaração.


Ajuda profissional


Se você ainda tem dúvidas sobre como declarar o consórcio no Imposto de Renda, ou se prefere deixar essa tarefa nas mãos de um profissional, é possível contratar um contador ou consultor especializado em Imposto de Renda para ajudá-lo.



Como você pode ver, declarar corretamente os consórcios no Imposto de Renda é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal. 


Por isso, é importante estar atento às informações apresentadas neste guia e sempre buscar ajuda profissional quando necessário. 


Com essas dicas, você poderá fazer a declaração do consórcio no Imposto de Renda de forma correta e sem complicações.



Fale conosco
Loading...