Blog - Saga Consórcios

Deu na mídia: "Consórcio cresce como opção para aquisição de bens por oferecer fuga de juros"

21/07/2021

Muitas vezes, nada como uma opinião externa, neutra e imparcial, para atestar ou confirmar tudo aquilo que os informes publicitários de um segmento estão anunciando. É este, portanto, o intuito de apresentar aqui, no blog do Consórcio Saga, a reportagem de 23 de junho, veiculada no Portal IG

Nela, o veículo de imprensa confirma o crescimento do consórcio como opção dos consumidores contra os juros. Isto tudo foi anunciado na matéria “Consórcio cresce como opção para aquisição de bens por oferecer fuga de juros”.

Resta inequívoco, portanto, que não é à toa que, para carros, motos e até mesmo imóveis, a modalidade do consórcio tem ganhado cada vez mais a atenção do público brasileiro, o que se explica, entre outros motivos, pela ausência de juros na modalidade.

Sem dúvida, outro fator que contribui decisivamente para este momento de pujança dos consórcios é o cenário econômico mundial, agravado pela pandemia. Nesses períodos, é evidente que o consumidor busca a melhor alternativa na hora de adquirir um patrimônio. Cresce, então, diante disso, a modalidade de aquisição por meio do autofinanciamento.

Antes da pandemia: crescimento

Mesmo assim, é importante registrar que, mesmo sem o cenário pandêmico, o setor demonstrava um viés de crescimento. É o que garante a reportagem aqui:

“Esse setor já experimentava franca ascensão mesmo antes do começo da pandemia. E ela não freou esse crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), houve crescimento na comparação entre 2019 e 2020 nas vendas de carros e imóveis. Se compararmos o último trimestre de 2019 (45,5%) com o mesmo período de 2020 (53,8) na venda de motos, percebemos que a modalidade já é responsável pela maior parte das vendas no País.”

Crescimento na pandemia do consórcio: razões

Não é difícil perceber por que tantos brasileiros passaram a adotar – antes e durante a pandemia – o consórcio como modalidade para aquisição de bens e imóveis. Diz a reportagem:

“A adesão ao  consórcio se dá nesse ritmo porque é um investimento seguro e que favorece o planejamento e, até mesmo, o replanejamento por parte dos consorciados. Em um cenário econômico com taxas de juros descontroladas, os brasileiros estão fazendo o possível para fugir dos financiamentos tradicionais e, nessa conjuntura, o consórcio se mostra mais do que uma alternativa confiável, possível.”

Detalhes do consórcio dados pela reportagem

Você pode entrar em um consórcio para comprar um carro . Como consorciado, você irá pagar parcelas mensais que comportam o valor total do bem, que pode ser de R$30 a R$ 100 mil, mais a taxa de administração e fundo de reserva, cuja porcentagem varia de acordo com a administradora. Não há qualquer incidência de juros nesse modelo de autofinanciamento e, justamente por isso, as parcelas costumam ser menos onerosas do que aquelas alinhadas em um financiamento junto a um banco. Ou seja, são parcelas que cabem no seu bolso e não vão gerar sobrecarga na vigência do contrato.”

Para ler na íntegra a reportagem que avaliza a contratação de um consórcio, clique aqui.

E viu só? Não é só quem já fez consórcio de carro que o recomenda! Até a mídia já se rendeu e reconhece a modalidade como a melhor para aquisição de bens.

Que tal agora você também se inteirar mais sobre o assunto? Se você curtiu este conteúdo e tem interesse em saber um pouco mais sobre consórcio de carro, entre em contato com os nossos consultores do Consórcio Saga. Eles estão aptos a te oferecer todo suporte e informações acerca dos nossos produtos.

Fale conosco
Loading...