Blog - Saga Consórcios

6 dicas para ter uma vida financeira saudável

29/09/2021

Infelizmente, o retrato do brasileiro em matéria de finanças não é nada agradável, pois o que toda pesquisa revela é que o consumidor médio brasileiro gasta mais do que ganha, não guardando dinheiro nem muito menos planejando o futuro.

 

De acordo com estudo elaborado pelo SPC Brasil, oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, sendo que 39% dos entrevistados apontam a falta de disciplina própria como a maior dificuldade na hora de planejar os gastos.

Nós, do Consórcio Saga, acreditamos que uma boa estratégia para alcançar essa disciplina é começar com pequenas atitudes. Para ajudar você de modo ainda mais direto, preparamos 6 dicas para uma vida financeira saudável. Veja só: 

Cuidado com o cartão de crédito 

Veja bem: ao contrário do que muitos vendem, o cartão de crédito não é um vilão da vida financeira, desde que, claro, seja utilizado com sabedoria e equilíbrio.

Sabemos bem das facilidades que ele oferece na hora de comprar. No entanto, é importante ter a consciência de que o cartão de crédito só deve ser usado em compras maiores parceladas ou em hipótese em que aquela compra já está calculada dentro da previsão de gastos do mês.

Nunca use o cartão de crédito motivado pelo pensamento que tantos brasileiros adotam: “depois eu resolvo como pagar a fatura”.

Controle o orçamento 

Um exercício que ajuda muito quem não tem disciplina financeira é elaborar planilha orçamentária – física ou eletrônica num aplicativo de gestão financeira.

Nela, é importante que você registre todas as entradas e saídas de dinheiro, para assim ter um panorama sobre o uso da renda ao longo do mês.

Dessa forma, você passará a controlar com mais acuidade as contas e, inclusive, a aplicar novos padrões de comportamento, cortando certos excessos na gastança.

Corte gastos supérfluos 

Tão importante quanto controlar o orçamento a partir da elaboração de uma planilha é reorganizar a vida financeira, eliminado ou reduzindo gastos desnecessários ou supérfluos.

Uma forma fácil de identificar quais são esses gastos inadequados é exatamente olhar para o orçamento planilhado. Ali, certamente, você, ao bater os olhos, conseguirá perceber que há certas compras que podem ser evitadas.

Estabeleça metas financeiras 

Definir metas é vital para se alcançar a plenitude de uma vida financeira saudável. Tanto é verdade que, em um artigo para a revista inglesa The Balance, Miriam Caldwell, especialista em finanças pessoais, recomendou a criação de metas de curto, médio e longo prazos. 

Dentre as de longo prazo, estão, por exemplo, comprar uma casa e se aposentar cedo, enquanto as de curto contemplam diminuir gastos.

Como diz Miriam Caldwell: “Priorize seus objetivos para ajudá-lo a criar um plano financeiro”.

Tenha uma reserva de emergência 

De acordo com especialistas, um valor razoável de segurança financeira é aquele referente a seis meses do seu custo de vida. Ou seja, uma poupança equivalente ao seu custo de vida mensal vezes seis.

Isso consiste na reserva de emergência – por alguns chamada de “colchão financeiro” -, própria para prestar socorro em caso de imprevistos como tratamentos médicos ou demissão de emprego.

Faça investimentos

Não confunda os conceitos: investimento é diferente de reserva de emergência. Este se destina a imprevistos, enquanto investimento é aquele valor empregado a fim de atingir objetivos futuros.

E neste caso, sem dúvida, uma ótima opção de investimento é o consórcio, segmento que cresce ano após ano e se mostra vantajoso porque permite, a quem sonha adquirir um bem, fazê-lo com segurança.

Quer saber mais detalhes sobre essa forma maravilhosa de investimento que é o consórcio? Entre em contato com os consultores do Consórcio Saga por um destes canais. Eles estão prontos para te oferecer todas as informações.

Fale conosco
Loading...