Blog - Saga Consórcios

Por que o consórcio é mais vantajoso que o financiamento de carro?

15/01/2021

Uma das queixas recorrentes entre os pretensos adquirentes de um carro é a de que há, por parte de vendedores, uma tentativa quase hostil de se empurrar, goela a baixo do cliente, financiamentos que pesam no bolso.



 

Mas, como você sabe, antes de tomar uma decisão importante, especialmente aquelas que impactam no orçamento familiar, é recomendável, sempre, avaliar as opções disponíveis no mercado, para assim definir qual o melhor caminho a ser tomado.

 

Isto vale para qualquer decisão de relevo, inclusive para esta com a qual, talvez, agora, você esteja se deparando: qual modelo optar para a aquisição do bem que almejo - consórcio ou financiamento?

 

Pois saiba, de antemão, que a opção pelo consórcio, sobretudo neste momento econômico do país, é mais vantajosa e, portanto, o sistema adequado para a realização do sonho do carro próprio.

 

Mas, afinal, por que existe a cultura do financiamento?

Vivemos num país onde a cultura do financiamento, quando se fala em aquisição de carro próprio, é intensa.

Talvez seja simples de se entender a causa disso, pois, afinal, nesse tipo de negócio, é possível que você escolha o bem e já saia da concessionária com a chave nas mãos, o que, claro, se constitui numa vantagem da modalidade.

Este é verdadeiramente o aspecto que fez estabelecer no país a cultura do financiamento, sem que antes, no entanto, outros pontos da modalidade de negócio, como o econômico e financeiro, fossem relevados.

Afinal, se você é daqueles que se importam em ficar refém de variáveis como aumento da taxa de juros, definitivamente o financiamento está muito longe de se configurar a melhor opção.

Pois inevitavelmente você incorrerá em uma compra que, além da já sabida taxa de juros, traz também outros custos que tornam o financiamento ainda mais caro, como por exemplo a TAC – Taxa de Abertura de Crédito.

E mais: incorrerá no que se popularizou chamar de “custo da impaciência”, que são os juros e taxas que você paga por querer o bem imediatamente sem ter dinheiro ou planejamento adequado para aquela aquisição.

Portanto, a bem da verdade, o financiamento é uma alternativa interessante em dois casos: se você não se importar com a oneração excessiva que ele impõe e se você acha interessante alimentar no país a cultura do financiamento.

E por que então o consórcio é mais vantajoso que o financiamento?

Não é preciso muito esforço para logo se perceber como o consórcio é bem mais interessante economicamente que o financiamento. Afinal, inexiste cobrança de taxa de juros no consórcio.

O que há no consórcio, unicamente, é a cobrança de uma taxa de administração – bem inferior aos juros aplicados nos financiamentos.

Mas não param por aí os benefícios atraentes do consórcio: está presente também, na modalidade, a possibilidade de se antecipar a contemplação por meio do recebimento de carta de crédito, sorteio ou lance.

Sem falar ainda na baixa burocracia presente nos consórcios, se comparada àquela clássica dos financiamentos. Para a participação num consórcio, não é exigida a comprovação de muitos documentos.

Na modalidade do consórcio, há a possibilidade ainda de se optar por uma parcela que caiba no seu orçamento, com prazo para pagamento bastante flexível. Isso graças ao caráter diversificado dos planos.

Alguma dúvida ainda de que, entre o consórcio e o financiamento, o primeiro é a melhor forma de investimento para quem quer ter um patrimônio sólido?

Agora que você já sabe que fazer um consórcio é bem melhor do que contrair um financiamento, conheça mais sobre essa modalidade de investimento conversando com um de nossos consultores.

 

Fale conosco
Loading...