Blog - Saga Consórcios

Por que ter um consórcio?

17/04/2022


A realidade é que quem quer investir se depara com muitas informações e diversas opções que são oferecidas no mercado – todas com objetivos distintos. 

Desde fundos, renda fixa, variável, com data pré-definida para retirada até aporte mínimo, duração máxima, cartas de crédito… 

São tantos os aspectos que devem ser levados em conta que, a bem da verdade, escolher o melhor investimento não é tarefa fácil.

O maior medo de quem investe é perder dinheiro. Afinal, destinar uma quantia do orçamento todo mês para esse objetivo exige disciplina e organização. 

Logo, arriscar tudo isso não é uma opção viável para todas as pessoas.

Outra questão é definir quantos por cento do orçamento terá como destino o investimento e qual valor será confortável na realidade financeira do momento.

Alguns fundos só podem ser contratados com a colocação e manutenção de um valor mínimo na conta e é preciso cuidado para não deixar que isso interfira em todo orçamento mensal e que a euforia do início não passe e o investimento seja esquecido.

Logo, melhor do que optar pelo investimento mais radical é escolher aquele que faz sentido para seu dia-a-dia e que você vai conseguir manter. 

Para esses e diversos outros casos, uma excelente opção são os consórcios, que são acessíveis e têm bons resultados. E, convenhamos, esta é nossa praia, de consórcio, entendemos como ninguém no Brasil.

Mas você sabe como funciona o consórcio? Explicamos. 

Embora haja uma discussão sobre se consórcios são investimentos ou compras em grupo, fato é que com eles você consegue destinar um valor fixo, por um prazo determinado, para um objetivo específico, o que os torna muito viáveis. 

Ao contratar um consórcio, você se compromete com o pagamento mensal de uma parcela com valor definido e aguarda o momento da contemplação, que é quando será disponibilizada a carta de crédito para que você possa ter acesso ao bem desejado, que pode ser um automóvel, um imóvel, entre outros. 

O modelo da contemplação é definido quando o consórcio é criado e os compradores ficam cientes sobre ele no ato da contratação. As formas mais comuns de contemplação são por meio de sorteios ou lances. 

Os consórcios são seguros?

A grande vantagem de um consórcio é a previsibilidade. Não há juros e o valor é atualizado para que os últimos contemplados tenham acesso a uma carta de crédito com o mesmo poder de compra dos primeiros. 

Assim, ao contratar o serviço, você tem clareza sobre o quanto investirá nele, o que não acontece em um financiamento, por exemplo, em que as taxas podem variar. 

Todos que investem em um contrato de consórcio serão contemplados em algum momento, sem riscos de perdas.

Além disso, como devem ser moderados por uma administradora autorizada pelo Banco Central, são extremamente seguros e têm garantias de que seu dinheiro estará seguro. 

O risco dos consórcios também é baixíssimo se comparado com outras modalidades de investimento, como compra de títulos públicos e ações da bolsa de valores, por exemplo.

Outra vantagem dos consórcios é sua acessibilidade. Existem muitos tipos e você pode escolher aquele que tem parcelas que cabem no seu bolso, sem a necessidade de entrada. 

Menos burocracia e mais facilidade

Diferente de um financiamento, não é necessária uma documentação tão extensa para a contratação do consórcio, o que permite que pessoas que não têm trabalho formalizado e renda tão alta também possam optar por ele.

O consórcio também é uma forma de quem nunca teve o hábito de poupar e investir passe a fazer parte desse mundo. Como exige um compromisso mensal com as prestações, é mais simples organizar o planejamento financeiro levando em conta mais esse boleto.

Além disso, essa modalidade de crédito propicia flexibilidade na compra e nas negociações. 

Ao ser contemplado, o consorciado recebe o valor integral do plano contratado em formato de carta de crédito. Com isso, é possível escolher onde e o que comprar, desde que a categoria respeite a do consórcio. 

A carta de crédito também propicia o pagamento à vista, o que aumenta as possibilidades de negociação de valores.

Viu só por que vale a pena ter um consórcio? Ele é um excelente mecanismo para conquista de sonhos.

Portanto, agora que você já sabe que fazer um consórcio é bem melhor do que outros investimentos, conheça mais sobre essa modalidade de investimento conversando com um de nossos consultores.

 


Fale conosco
Loading...