Blog - Saga Consórcios

Sistema de consórcio: o crescimento histórico de 2019 e a contribuição majoritária do setor de veículos para o recorde

15/03/2020

 

Em 2019, o mercado aquecido de consórcios registrou recordes em adesões, permitindo ao segmento atingir valores históricos em faturamento no ano.

Para alcançar esse sucesso no ano passado, o sistema de consórcios contou com uma contribuição para lá de expressiva do setor de veículos.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio de automóveis responde por mais de 80% de todas as cotas vendidas pelo sistema de consórcio.

Como se sabe, esse sistema também financia outros setores, como, por exemplo, o de imóveis, serviços e eletrodomésticos.

Tudo isso resultou num faturamento do setor de consórcios 26,5% superior em comparação a 2018, com 2019 registrando o terceiro ano consecutivo de crescimento do segmento.

Em números monetários, o faturamento em 2019 chegou a R$ 134,17 bilhões – bem mais animador que os já generosos 106,08 bilhões de 2018.

Já em relação ao quantitativo de consorciados, o número obtido em 2019 também é vibrante e motivo de comemoração para o setor.

Foram 7,34 milhões de novos consorciados em dezembro do ano passado - um dos maiores patamares já alcançados, representando alta de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O crescimento do consórcio de automóveis


Se consórcio de automóveis representa mais de 80% das cotas vendidas pelo sistema de consórcio, é evidente que os números de 2019, neste nicho específico, são extremamente positivos.

Para se ter ideia desse crescimento, vamos aos números reais: em 2019, as novas cotas para a aquisição de automóveis cresceram 7,6%. Isso significa 2,42 milhões de novas cotas em relação a 2018.

Dessa forma, dentro do sistema de consórcios, o total de participantes interessados na modalidade veicular chegou a 6,18 milhões, com 1,1 milhão de pessoas tendo sido contempladas com carta de crédito.

A expectativa do setor era manter esse ritmo de crescimento para 2020 – especialmente em relação ao consórcio de automóveis.

No entanto, com a crise global provocada pela epidemia do coronavírus (COVID-19), projeta-se uma refreada severa da economia, a qual afetará todo o mercado, inclusive o de consórcios.

Isso, porém, é passageiro e, certamente, em nada afetará a essência do que os anos anteriores têm mostrado: o consórcio de automóveis é a melhor alternativa para quem quer realizar o sonho do carro próprio sem se afundar em altas taxas de juros.

Quer saber mais sobre esta e outras vantagens do consórcio de veículos?

Procure a unidade do Consórcio Saga ou fale por aqui com um dos nossos consultores.


Fonte: Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC)


Fale conosco
Loading...