Blog - Saga Consórcios

Consórcio ou financiamento?

28/10/2021

Você trabalha duro, se empenha para ter uma vida financeira estável, economiza mensalmente algum valor, por menor que seja, e agora quer partir para a conquista de bens próprios, como um carro?

Se esta realidade de vida que está descrita acima é a sua e você não sabe qual decisão tomar para a aquisição do carro próprio, fique tranquilo: você não é o único que tem dúvidas entre qual modalidade optar – financiamento ou consórcio.

Para te ajudar nisso, preparamos este artigo, traçando as características de cada modalidade, bem como apontando qual delas tem mais vantagens para investidores com esse seu perfil.

Financiamento

No Brasil, a cultura mais forte quando se fala em aquisição de carro próprio é a do financiamento.

Isso por uma razão bem simples: esse tipo de negócio permite que você escolha o bem e já saia da concessionária com a chave em mãos, o que inegavelmente é uma vantagem da modalidade.

Mas, afinal, do ponto de vista econômico e financeiro, vale a pena realmente entrar em um financiamento desse tipo?

Bem, se você é daqueles que se importam em ficar refém de variáveis como aumento da taxa de juros, definitivamente o financiamento não é a melhor opção.

Pois inevitavelmente você incorrerá em uma compra que, além da já sabida taxa de juros, traz ainda outros custos que tornam o financiamento ainda mais caro, como por exemplo a TAC – Taxa de Abertura de Crédito.

E mais: incorrerá no que se popularizou chamar de “custo da impaciência”, que são os juros e taxas que você paga por querer o bem imediatamente sem ter dinheiro ou planejamento adequado para aquela aquisição.

Portanto, a bem da verdade, o financiamento é uma alternativa interessante apenas em dois casos: se você não se importar com a oneração excessiva que ele impõe e se precisar do bem imediatamente.

Consórcio

De largada, o consórcio se mostra bem mais interessante economicamente que o financiamento, dada a inexistência de cobrança de taxa de juros no consórcio. Há, no consórcio, apenas a cobrança de uma taxa de administração.

Outros benefícios bastante atraentes estão presentes no consórcio, a começar pela possibilidade de se antecipar a contemplação, por meio do recebimento de carta de crédito, sorteio ou lance.

Sem falar ainda na baixa burocracia existente nos consórcios, se comparada àquela presente nos financiamentos. Para a participação num consórcio, não é exigida a comprovação de muitos documentos.

Na modalidade do consórcio, há a possibilidade ainda de se optar por uma parcela que caiba no seu orçamento, com prazo para pagamento bastante flexível. Isso graças ao caráter diversificado dos planos.

Alguma dúvida ainda de que, entre o consórcio e o financiamento, o primeiro é a melhor forma de investimento para quem quer ter um patrimônio sólido?

Agora que você já sabe que fazer um consórcio é bem melhor do que contrair um financiamento, conheça mais sobre essa modalidade de investimento conversando com um de nossos consultores.

Fale conosco
Loading...