Blog - Saga Consórcios

Consórcio: 3 perguntas recorrentes sobre a modalidade de aquisição de bens

04/10/2021

É possível que você não tenha notícia disto, mas o consórcio já ajudou mais de sete milhões de brasileiros a conquistarem sonhos grandiosos, como o da casa própria e o do carro da família.

No entanto,apesar desse número expressivo de felizardos, muitas pessoas ainda não sabem o que é um consórcio ou, às vezes, embora saiba, não têm conhecimento mais aprofundado sobre como funciona a modalidade.

E se você é daqueles que possuem o sonho de construir um patrimônio, como esses mais de sete milhões de brasileiros fizeram, é importante entender mais sobre o consórcio antes de adquirir a sua cota.

Por isso, preparamos para você este breve roteiro, com as três perguntas mais recorrentes sobre essa modalidade de aquisição de bens que, a cada dia, conquista mais adeptos pelo Brasil. Confira.

1ª pergunta: o que é um consórcio?

Um consórcio nada mais é do que a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e números de cotas preestabelecidos, de modo a propiciar a seus integrantes a aquisição de bens, mediante autofinanciamento.

Esse grupo é controlado por uma empresa administradora do consórcio, responsável por viabilizar o funcionamento da modalidade, ao custo, para o consorciado, de uma taxa de administração.

A fim de viabilizar o bem dos sonhos do consorciado, a empresa administradora divide o valor do produto em várias parcelas de modo que a soma dessas parcelas pagas mensalmente permita a aquisição da casa, carro ou qualquer outro patrimônio.

Nesta modalidade, acontecem sorteios mensais que permitem aos consorciados serem contemplados para que adquiram a carta de crédito, possibilitando a compra do bem à vista.

Muitos consórcios, além de promoverem os sorteios, possibilitam aos participantes a oferta de lances antecipados, para quitação de certo número de prestações. Quem der o maior lance leva a carta de crédito.

2ª pergunta: o consórcio é vantajoso?

Muito! Principalmente do ponto de vista financeiro.

Comparado ao financiamento de um carro, por exemplo, enquanto no consórcio o acréscimo de valor é apenas os 12% referentes à taxa de administração, no financiamento, esse percentual é, em média, de 33,5%, quase o triplo.

Portanto, à medida que no consórcio você pagaria 12% a mais sobre o valor do bem, no financiamento, por causa dos elevados juros, o percentual atinge onerosos 33,5%.

Isso, no bolso, faz uma diferença enorme.

3ª pergunta: onde encontro um bom consórcio para automóvel?

Gostou dessa modalidade que já garantiu a felicidade de mais de sete milhões de brasileiros? Quer conhecer mais sobre o consórcio?

Então marque uma visita ao Consórcio Saga, que é sinônimo de tradição, credibilidade e excelência, e converse com um dos nossos consultores. Agende aqui e conheça o melhor serviço de consórcio do país.

Fale conosco
Loading...