3 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler

3 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler

Data da postagem: 15/04/2021

3 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler


A realização de um sonho passa sempre pelo planejamento e a estratégia. Mas antes dessas duas etapas, é importante se buscar outra: a do conhecimento. Ou seja, aprender caminhos e atalhos que pavimentem a trajetória do sonho.

Isso fica ainda mais evidente que se fala sobre a construção de um patrimônio duradouro que traga tranquilidade e segurança não só para você, mas principalmente para toda a família. 

Portanto, para aprender a fazer um bom planejamento, mesmo diante de um cenário econômico instável, firmado na busca pelo conhecimento, é importante que se leia e, por isso, preparamos uma lista de 5 grandes livros sobre educação financeira.

Os títulos, reconhecidos como grandes sucessos do mercado literário, abordam investimentos, ações, assim como aspectos ligados ao emocional e como ele influencia diretamente a forma como se lida com o dinheiro e diversos outros temas relacionados à educação financeira. Confira!

  1. Pai rico, pai pobre

De autoria de Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, “Pai rico, pai pobre” é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo e um dos mais comentados da última década. 

O autor conta a história do pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau, se tornou o homem mais rico do Havaí.

Esse era, então, o pai rico que repassou grandes ensinamentos a Kiyosaki. O livro é importante para quem pretende construir um patrimônio sólido, pois ensina que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira — como saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo ou como pagar menos impostos.

Além disso, repassa aos leitores uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso. Você certamente conhece alguém que já disse as seguintes frases como “estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa”; “não posso comprar tal coisa”; “com o dinheiro do meu trabalho comprarei um bom carro ou uma boa casa”.

Kiyosaki contesta essa visão de mundo fazendo o leitor refletir sobre o que ele pode fazer de diferente para alcançar a riqueza. No lugar de estudar muito para trabalhar em uma boa empresa, você pode estudar para ter a sua própria. 

Em vez de pensar que não pode comprar um determinado item, você deve pensar o que pode fazer para comprar o que deseja, e por aí vai.

"Pai Rico e Pai Pobre" foi lançado em 1997 e traduzido para mais de 40 idiomas e é considerado como um livro base para quem deseja se aprofundar na educação financeira e tomar boas decisões na construção do patrimônio.

  1. Os segredos da mente milionária

O autor T. Harv Eker proporciona reflexão sobre o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas. 

No livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é a simplificação: habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que, com menos gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros rapidamente.

Ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele, e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados — mais do que a quantidade de horas trabalhadas.

  1. Casais inteligentes enriquecem juntos

A obra do brasileiro Gustavo Cerbasi é um best-seller que inspirou a produção do filme “Até que a sorte nos separe”. O autor traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. 

O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, momento ideal para comprar uma casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

Lançado em 2004. o livro mostra como boa parte dos problemas em um relacionamento pode começar diante dos desafios que envolvem dinheiro. 

São mais de 1 milhão de exemplares vendidos e os capítulos evidenciam de uma maneira inteligente como o dinheiro (em excesso ou em falta) se apresenta como um vilão.

Quer saber mais sobre educação financeira para além do conhecimento pelos livros? Que tal então conhecer de perto o Consórcio Saga? É a forma mais adequada e econômica de você conquistar tudo de materialmente mais relevante que você tem sonhado para a vida.





 

Entre em contato com os nossos consultores por aqui ou dê um pulo em nossa sede no Consórcio Saga para conhecer os nossos planos de consórcios.


Compartilhe esse artigo nas redes sociais: