Blog - Saga Consórcios

3 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler

11/04/2022


A realização de um sonho passa sempre pelo planejamento e a estratégia. Mas antes dessas duas etapas, é importante se buscar outra: a do conhecimento. Ou seja, aprender caminhos e atalhos que pavimentem a trajetória do sonho.

Isso fica ainda mais evidente que se fala sobre a construção de um patrimônio duradouro que traga tranquilidade e segurança não só para você, mas principalmente para toda a família. 

Portanto, para aprender a fazer um bom planejamento, mesmo diante de um cenário econômico instável, firmado na busca pelo conhecimento, é importante que se leia e, por isso, preparamos uma lista de 5 grandes livros sobre educação financeira.

Os títulos, reconhecidos como grandes sucessos do mercado literário, abordam investimentos, ações, assim como aspectos ligados ao emocional e como ele influencia diretamente a forma como se lida com o dinheiro e diversos outros temas relacionados à educação financeira. Confira!

  1. Pai rico, pai pobre

De autoria de Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, “Pai rico, pai pobre” é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo e um dos mais comentados da última década. 

O autor conta a história do pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau, se tornou o homem mais rico do Havaí.

Esse era, então, o pai rico que repassou grandes ensinamentos a Kiyosaki. O livro é importante para quem pretende construir um patrimônio sólido, pois ensina que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira — como saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo ou como pagar menos impostos.

Além disso, repassa aos leitores uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso. Você certamente conhece alguém que já disse as seguintes frases como “estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa”; “não posso comprar tal coisa”; “com o dinheiro do meu trabalho comprarei um bom carro ou uma boa casa”.

Kiyosaki contesta essa visão de mundo fazendo o leitor refletir sobre o que ele pode fazer de diferente para alcançar a riqueza. No lugar de estudar muito para trabalhar em uma boa empresa, você pode estudar para ter a sua própria. 

Em vez de pensar que não pode comprar um determinado item, você deve pensar o que pode fazer para comprar o que deseja, e por aí vai.

"Pai Rico e Pai Pobre" foi lançado em 1997 e traduzido para mais de 40 idiomas e é considerado como um livro base para quem deseja se aprofundar na educação financeira e tomar boas decisões na construção do patrimônio.

  1. Os segredos da mente milionária

O autor T. Harv Eker proporciona reflexão sobre o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas. 

No livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é a simplificação: habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que, com menos gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros rapidamente.

Ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele, e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados — mais do que a quantidade de horas trabalhadas.

  1. Casais inteligentes enriquecem juntos

A obra do brasileiro Gustavo Cerbasi é um best-seller que inspirou a produção do filme “Até que a sorte nos separe”. O autor traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. 

O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, momento ideal para comprar uma casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

Lançado em 2004. o livro mostra como boa parte dos problemas em um relacionamento pode começar diante dos desafios que envolvem dinheiro. 

São mais de 1 milhão de exemplares vendidos e os capítulos evidenciam de uma maneira inteligente como o dinheiro (em excesso ou em falta) se apresenta como um vilão.

Quer saber mais sobre educação financeira para além do conhecimento pelos livros? Que tal então conhecer de perto o Consórcio Saga? É a forma mais adequada e econômica de você conquistar tudo de materialmente mais relevante que você tem sonhado para a vida.





 

Entre em contato com os nossos consultores por aqui ou dê um pulo em nossa sede no Consórcio Saga para conhecer os nossos planos de consórcios.


Fale conosco
Loading...